quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CARACTERÍSTICA DO CHUCHU


O chuchu é uma hortaliça fruto do chuchuzeiro, uma planta trepadeira originário da América Central e ilhas vizinhas. Existem diversas variedades, com colorações distintas (branco ou creme, verde claro e verde escuro), além de variações no tamanho, forma, rugosidades e espinhos. De acordo com a Embrapa Hortaliças, o chuchu está entre as dez hortaliças mais consumidas pelos brasileiros. O fruto, que tem a forma de uma pêra grande e a parte de fora rugosa e sulcada, pode ser comido verde ou maduro. Há poucas variedades de chuchu. As mais conhecidas são: chuchu-branco, pequeno e sem espinhos, de cor verde-clara, o chuchu-verde, de tamanho médio, espinhoso e mais rijo, e o chuchu-mamute, o maior de todos, espinhoso e tenro quando novo.


As frutas e raízes do chuchu são componentes importantes da alimentação de muitas comunidades latino-americanas. A sua diversidade é imensa. Nos Estados Unidos e no México ele é chamado de chayote, na Colômbia de cidrayota, no Peru de gayota, na Argentina de papa del ayre e cayota, nos países de língua francesa de christophine e mirliton e no Brasil de chuchu, xuxu e maxuxu. Pertence à família das cucurbitáceas que engloba as abóboras, as buchas, os pepinos, as cabaças e muitas outras hortaliças.
Ele é um dos alimentos mais comuns na mesa dos brasileiros, embora seu sabor não seja dos mais marcantes. Mas talvez seja esse o seu principal atrativo, pois ele absorve com muita facilidade o gosto de outros alimentos e, raramente é preparado sozinho





Os Benefícios do Chuchu Para a Saúde

 O chuchu possui alto teor de fibras o que faz com que desempenhe um importante papel no funcionamento dos intestinos e é uma fonte significativa de ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio. Em menor proporção, o chuchu possui uma pequena quantidade de vitaminas do complexo B e um pequeno teor de vitamina C. Se for cozido sem sal, o chuchu é recomendado para o tratamento da pressão arterial alta e tem efeitos diuréticos. Os brotos da planta refogados auxiliam no combate à carência da vitaminas C e do complexo B.






Pode-se fazer vários pratos deliciosos com o chuchu. assim como: chuchu chocante, doces, chuchu ao molho branco, chuchu a milanesa, estrogonofe de chuchu, suflê de chuchu, chuchu empanado, bolo rápido com chuchu, saladas de chuchu, moqueca de chuchu, assado de batata com casca de chuchu, chuchu gratinado, torta de chuchu, creme de chuchu, bolinho de chuchu  e muitas outras receitas deliciosas. São pratos saudáveis e de alto teor de fibras.


4 comentários:

  1. eu como o chuchu assado no forno do fogão de lenha,corto-o em laminas ponho-lhe sal grosso e ponho-as a assar em cima de uma folha de prata.Ficam muito boas

    ResponderExcluir
  2. Eu conheci em Uruguay um chuchu branco, grande, mas era duro, e pra descascar deixava a mão preta.
    Lá era chanado de "papa del aire" o "papa brasilera".
    Queria saber onde poderia conseguir muda dessa variedade, do grande é branco.

    ResponderExcluir